Com a meta de fomentar as áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) no estado, representantes do Governo de Goiás, municípios goianos, setor produtivo e universidades se reuniram para a primeira reunião plenária do Pacto Goiás pela Inovação, nesta segunda-feira (29/05).
Durante o encontro realizado na sede da Fecomércio, foi anunciada oficialmente a fusão entre o Pacto e a Aliança pela Inovação. Os participantes ainda trataram sobre os projetos prioritários, revisaram os eixos e macrodesafios, conheceram o site, as redes sociais e o conselho gestor do Pacto.
Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, a união de esforços de diferentes setores é essencial para tornar Goiás uma referência mundial em empreendedorismo e inovação.
“Onde isso aconteceu no mundo, aconteceu não porque o governo fez sozinho, não porque os empresários fizeram sozinhos, mas porque houve uma aliança da academia, empresariado, governo e sociedade para que esse lugar se tornasse referência”.
José Frederico também apresentou os três projetos que foram definidos como prioritários nesta primeira etapa do Pacto:
Inteligência Artificial (IA);
Inovação no interior de Goiás;
Eventos de inovação.
Logo após a apresentação, já foram formados três grupos de trabalho que estarão focados em desenvolver estratégias para cada um deles. Os grupos já começaram as primeiras discussões durante a plenária.
A Universidade Federal de Goiás (UFG) ficou na liderança do grupo de inovação no interior de Goiás. A reitora Angelita de Lima ressaltou que esta frente de trabalho tem o importante papel de diminuir as desigualdades entre as regiões do estado.
“A atuação do Pacto pode promover a geração de renda e criar um ambiente econômico e social aberto às transformações inovadoras, tanto aquelas ligadas ao desenvolvimento tecnológico mais recente, como aquelas de natureza incremental, mas que estão distantes no interior de Goiás”, explica.
Vice-presidente da Fecomércio, Marco César Chaul falou sobre a união entre a Aliança pela Inovação, criada em 2019, e o Pacto. As duas iniciativas têm o mesmo objetivo: promover o desenvolvimento do estado por meio da tecnologia, inovação e empreendedorismo.
Chaul também informou que os grupos de trabalho 5G e Agenda Tecnológica, que eram da Aliança, serão incorporados pelo Pacto Goiás pela Inovação.
Pacto Goiás pela Inovação
O Pacto Goiás pela Inovação foi lançado em 22 de março de 2023, baseado em um modelo de sucesso já experimentado em Barcelona, além de desenvolvido também no estado de Santa Catarina e no município de Porto Alegre. Foi criado por um dos principais especialistas mundiais em inovação, o espanhol Josep Piqué. Em Goiás, já conta com quase 70 signatários.
Saiba mais
Governo reúne parceiros em Pacto Goiás pela Inovação
O post Pacto Goiás pela Inovação define projetos prioritários apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.