A plataforma do Sistema Educacional de Recuperação da Aprendizagem (SER Goiás), destinada à recomposição de conteúdo para estudantes do Ensino Fundamental, registrou, somente no mês de setembro, o acesso de 134.709 usuários. Em todo o semestre, foram mais de um milhão de acessos, o que demonstra que os conteúdos estão conquistando o público-alvo.
Na plataforma, alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental têm acesso a videoaulas, listas de exercícios e atividades gameficadas que ensinam e entretém os educandos. Todos os conteúdos estão totalmente conectados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Documento Curricular do Estado de Goiás (DCGO).
A superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Gisele Faria, destaca que o crescimento do uso das tecnologias mostra que existe uma integração na rotina escolar.
“Temos, hoje, um novo modelo de ensino. A escola produz o conteúdo e orienta o estudante, sana as dúvidas, mas o Governo de Goiás criou um mecanismo para orientar a tomada de decisão através do uso das plataformas digitais pelos estudantes e professores”, explica.
SER Goiás
No mês de setembro, os estudantes responderam um total 9.357.314 desafios na plataforma, um aumento de 31% em comparação ao mês de agosto, que registrou 7.094.469 desafios resolvidos. Destaca-se o dia 28 de setembro quando foi registrado o maior número de desafios resolvidos, alcançando o número de 540.139 respostas.
A gerente de Ensino Fundamental, Tamara Trentin, relata que, nas visitas às unidades escolares, pode-se perceber o quanto foi importante pensar em recomposição.
“Os professores e estudantes estão a cada dia mais envolvidos e pode-se perceber que a rede estadual de Educação está na vanguarda desse método híbrido de ensino e aprendizagem”.
Nos finais de semana do mês de setembro, a plataforma registrou um total de 21.263 acessos. Desse número, 20.369 acessos foram realizados por alunos, enquanto 894 acessos foram de professores.
Estratégias
Outro dado que tem chamado a atenção é o envolvimento dos estudantes do último ano do Ensino Fundamental (9º ano), que têm utilizado a plataforma para resolver as lacunas de aprendizagem que ficaram durante o período de aulas não presenciais.
As estratégias pedagógicas dedicadas aos alunos do 9º ano alcançaram 92,55% dos alunos em preparação para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
No SER Goiás, em 2023, 75% dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (6º a 9º ano) realizaram atividades recorrentes na plataforma. Isso corresponde 183.045 alunos acessando a plataforma regularmente.
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