A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) é um dos órgãos que integram o estande do Governo de Goiás na 77ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás, no Parque de Exposições Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia (GO).
O órgão estadual responsável pela defesa agropecuária compartilhará, por meio de educação sanitária, informações nas áreas de inspeção, sanidade animal, sanidade vegetal e fiscalização agropecuária para o público que visitar a feira até o dia 26 de maio.
Inspeção
Na área de inspeção, a Agrodefesa levará produtores artesanais, que possuem Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e Selo Arte, para demonstração de produtos inspecionados e certificados. Todos os itens poderão ser comercializados durante a feira. Profissionais da Agência também vão orientar representantes de municípios, assim como empreendedores de agroindústrias, sobre como obter o Serviço de Inspeção Municipal (SIM).
“Vamos aproveitar a Exposição Agropecuária como oportunidade para intensificar essas informações. O objetivo é mostrar a importância da implementação dos serviços de inspeção, sejam federais, estaduais ou municipais, para assegurar a adoção de boas práticas de fabricação dos produtos de origem animal, resultando em itens de melhor qualidade aos clientes e consumidores, dentro dos padrões exigidos pela legislação vigente. É uma forma de fomentar a agricultura familiar, o comércio das agroindústrias, além, é claro, de fortalecer a economia local e estadual”, enfatiza o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos.
Sanidade Animal
Na área de sanidade animal, o foco da agência é divulgar a campanha de vacinação contra a raiva de herbívoros e de declaração de rebanho no estado, que teve início no dia 1º de maio. No caso da imunização, o produtor rural tem até 15 de junho para vacinar animais de todas as idades de espécies bovina, bubalina, equídea (equina, muar, asinina), caprina e ovina nos 119 municípios considerados de alto risco para a raiva em Goiás.
Além da vacinação contra a raiva de herbívoros, a Agrodefesa pretende orientar os visitantes da feira em relação ao prazo para declaração obrigatória de todo o rebanho existente nas propriedades rurais goianas. De 1º de maio a 30 de junho, o pecuarista deve declarar informações relacionadas ao rebanho das propriedades rurais nos 246 municípios goianos, como atualizar cadastro e inserir dados sobre quantidade de animais, mortes, nascimentos e evolução do rebanho.
A declaração deve ser realizada pelo Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago), por meio de login e senha exclusivos do titular da propriedade. A orientação da Agrodefesa é de que os dados informados na declaração sejam compatíveis com a realidade da propriedade.
O diretor de Defesa Agropecuária da Agrodefesa, Augusto Amaral, reforça a importância de abordar o tema no principal evento agropecuário do Estado, porque, em 2024, a declaração conta com uma novidade, que é a necessidade de declarar, de forma detalhada, quantos meses tem cada bovino e bubalino que, na data da declaração, tenha entre zero e 12 meses de idade.
“Como essa medida pode causar dúvidas entre os produtores no momento do preenchimento, aqueles que possuem até 50 cabeças de animais poderão fazer o lançamento das informações no Sidago de forma presencial nas Unidades Operacionais Locais (UOLs) da Agrodefesa. Queremos aproveitar o espaço da feira para levar essa orientação aos pecuaristas que visitarem nosso espaço no Parque”, relata.
Outra orientação que será compartilhada na Exposição Agropecuária é em relação ao controle e a erradicação da brucelose e tuberculose em Goiás. O intuito é mostrar a necessidade da adoção de rotina de exames laboratoriais na propriedade rural, assim como a imunização do rebanho, para evitar e controlar a doença.
Sanidade Vegetal
Para assegurar a fitossanidade da produção vegetal em Goiás, a Agrodefesa realiza um trabalho sistemático e estratégico com a finalidade de coibir o comércio ambulante de mudas e plantas ornamentais no estado.
Durante a Exposição Agropecuária de Goiás, fiscais estaduais agropecuários estarão no estande da agência para orientar e explicar porque a comercialização de mudas ou sementes só pode ser feita por produtor, reembalador ou comerciante inscrito no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e, ainda assim, no respectivo endereço informado no registro.
Workshop na 77ª Exposição Agropecuária
No dia 23 de maio, às 9h30, no auditório Iron Gomes, no Parque de Exposição, a Agrodefesa e parceiros vão realizar, dentro da programação da feira, um Workshop sobre Eventos Agropecuários, com tema voltado para leilões.
O intuito é orientar os donos de leilões e leiloeiros sobre os procedimentos que devem ser adotados por esses espaços para garantir a sanidade animal no estado. O tema será abordado pelo gerente de Fiscalização Agropecuária da Agrodefesa, Janilson Júnior.
O post Agrodefesa leva serviços e orientações para 77ª Exposição Agropecuária apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.