Com indicadores de criminalidade em queda expressiva desde 2019, Goiás sedia nesta quinta-feira (25/07) o Congresso do Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais (CNCG) das Polícias Militares do Brasil. Na abertura do evento, o governador Ronaldo Caiado destacou as principais iniciativas que levaram aos resultados positivos da segurança pública de Goiás.
“Quando se tem integração das polícias, ação conjunta das forças, controle total das penitenciárias, batalhões especializados e inteligência, a gente atinge patamares inimagináveis num curto espaço de tempo”.
Caiado apresentou as ações e números da área para uma plateia composta por 18 comandantes-gerais de todas as regiões do Brasil e mais de 800 policiais militares.
Segurança pública de Goiás
Entre 2018 e 2023, enfatizou ele, Goiás teve a maior redução na taxa de roubo de veículos (-92,39%) do país. No mesmo período, o número de crimes violentos no estado ficou abaixo da média nacional. E, desde 2019, não houve nenhum crime de “novo cangaço”, invasão de terras ou roubo a instituições financeiras.
Acompanhado da primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, o governador afirmou que, hoje, a população goiana tem uma sensação real de segurança. Caiado lembrou que o estado passou a receber pessoas de outras localidades em busca de um bom lugar para viver, além de investidores.
“Os resultados que alcançamos honram as nossas forças de segurança e trazem melhoria da qualidade de vida, da economia, da geração de empregos, e perspectivas para que muitas empresas se instalem no estado.”
Congresso
Com o tema “Estratégias de Polícia Ostensiva com Impacto Direto na Redução da Criminalidade em Goiás”, o Congresso do Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais (CNCG) é realizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), em Goiânia.
O evento é uma oportunidade para que militares de todo país compartilhem conhecimentos e experiências sobre práticas eficazes no combate ao crime.
A programação segue durante o dia com palestras do comandante-geral da Polícia Militar de Goiás, coronel Marcelo Granja; do comandante do Policiamento da Capital (CPC), coronel Pedro Henrique Batista Alves de Paiva; e do responsável pelo Comando de Operações do Cerrado (COC), coronel Alexandre Saliba Sales.
Críticas ao Susp
O governador aproveitou o encontro com representantes de vários estados para expor sua preocupação sobre o avanço, em nível nacional, das discussões envolvendo a implantação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). Caiado argumentou que o Brasil tem dimensões continentais, e que cada unidade federativa possui uma demanda específica no combate à criminalidade.
“Mas querem definir regras dentro da realidade de Brasília”, apontou.
Caiado defendeu que cabe ao governo federal ações como controle de fronteiras e parcerias com países vizinhos na área de segurança, mas que o comando das polícias deve ser uma prerrogativa dos estados.
“Não tenho nada contra a União ter uma política pública de segurança federal. Mas o que desejam é uma ingerência direta nas ações das polícias militares. Mais uma concentração de poder”, criticou.
Saiba mais
Fórum Brasileiro de Segurança Pública atesta redução da criminalidade em Goiás
O post Comandantes das PMs de todo Brasil conhecem resultados da segurança pública de Goiás apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.