Durante a inauguração da travessia urbana da BR-050, em Cristalina-GO, nesta terça-feira (17/09), o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, ressaltou a situação crítica do transporte público na Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal (RME), descrevendo-a como uma “tragédia no transporte coletivo”.
Vilela aproveitou para solicitar o apoio do ministro dos Transportes, Renan Filho, que estava presente na inauguração.
Em resposta, o ministro dos Transportes autorizou o início de um diálogo para a apresentação de alternativas que melhorem o transporte entre a RME e o Distrito Federal (DF).
“Estamos dispostos a construir isso em parceria com os governos de Goiás e do DF”, afirmou Renan Filho.
Vilela também lembrou que, em fevereiro de 2025, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deverá realizar um novo reajuste tarifário.
“Sei que a ANTT não quer, governo do Estado não quer, governo federal também não quer transferir esse aumento de custo para os usuários do transporte”, disse.
Grupo de trabalho para Entorno do DF
O vice-governador destacou a importância do Grupo de Trabalho (GT), criado pelo Ministério dos Transportes em fevereiro deste ano, que envolve a ANTT, Infra S/A e os governos de Goiás e do DF. Com prazo para conclusão até novembro de 2024, o GT tem discutido alternativas para o transporte na região.
“Há um consenso entre todos os envolvidos sobre a necessidade de uma governança compartilhada para o transporte semiurbano do Entorno”, pontuou Caroline Fleury, secretária de Estado do Entorno, que representa Goiás no grupo.
Vilela reforçou que há espaço para negociações em relação ao modelo de solução, mencionando a possibilidade de investimentos federais.
“O governo federal talvez entre com o investimento, por quê não quer entrar no subsídio? Não tem problema, vamos ver quais são os investimentos”, completou.
Após o evento, o ministro Renan Filho se reuniu com Daniel Vilela e com a secretária Caroline Fleury, iniciando um canal de diálogo para buscar soluções conjuntas com os governos de Goiás e do Distrito Federal.
Duplicação entre Cristalina e Brasília
Além da questão do transporte coletivo, o ministro anunciou que, em 26 de setembro, será realizado o leilão de concessão do trecho da BR-040 entre Cristalina e Belo Horizonte. Na oportunidade, ele se comprometeu a concluir a duplicação dos 36 km restantes entre Cristalina e Brasília, um ponto crítico para a segurança dos motoristas.
“Vamos estudar a melhor forma de resolver essa duplicação, seja com investimento público ou concessão, para garantir mais segurança na via e eliminar os riscos que esses afunilamentos trazem”, disse o ministro.
O post Daniel Vilela e ministro dos Transportes discutem soluções de mobilidade para Entorno do DF apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.