Foram extraídas em Goiás, em 2023, 3,7 mil toneladas de pequi, conforme revela a edição de novembro do Agro em Dados. A produção do fruto, que é um dos símbolos culturais do estado, cresceu 21,8% em relação ao ano anterior, e representa recorde da série histórica da extração do fruto em Goiás.
Os municípios com a maior quantidade extraída de pequi no período de referência foram:
Sítio d’Abadia (989 toneladas),
Damianópolis (599 toneladas)
e Mambaí (385 toneladas), todos localizados no Nordeste goiano.
O titular da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-GO), Pedro Leonardo Rezende, observa que a atividade pode ajudar a transformar a região.
“A produção de pequi pode contribuir para o crescimento econômico de regiões com potencial produtivo ainda pouco explorado, gerando mais empregos e melhoria de renda para populações carentes”, explica o secretário.
Ilustrando o cenário de expansão da cultura, o pequi foi o principal responsável pelo aumento significativo da quantidade de produtos alimentícios extraídos em Goiás em 2023, bem como impulsionou o valor de produção da extração vegetal como um todo.
Segundo dados da pesquisa Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (Pevs) 2023, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em setembro desse ano, o fruto gerou R$ 5,65 milhões em valor de produção, número que corresponde a 37,1% do valor de produção total na extração vegetal em Goiás.
Saiba mais
Emater inicia doação da safra de pequi para Banco de Alimentos da OVG
Pesquisa sobre pequi conquista Troféu Seriema 2024
Festa do Pequi da Ceasa serviu 4 mil refeições
O post Extração de pequi em Goiás avança 21,8% em 2023 apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.