
O Conselho Estadual de Cultura entrega, nesta terça-feira (28/01), o Troféu Jaburu, maior comenda cultural de Goiás, que homenageia personalidades e valores da cultura goiana. A solenidade é gratuita e será realizada às 20 horas, no Auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, e marca as duas últimas edições do prêmio, referentes aos anos de 2023 e 2024.
A iniciativa, que conta com apoio das Secretarias de Estado da Cultura (Secult) e da Retomada, irá agraciar com o Troféu Jaburu o artista visual Marcelo Solá e a professora Maria Zita Ferreira, por sua atuação nas artes cênicas com foco na dança. Além das duas condecorações, também serão entregues 12 Medalhas de Mérito Cultural, e 16 Diplomas de Destaque Cultural do Ano.
Prêmio Jaburu
O Prêmio Jaburu é um marco da cultura goiana, reconhecendo, desde 1980, talentos que moldam a identidade do Estado, como Cora Coralina, Antônio Poteiro e Belkiss Spenciére. Para o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Carlos Willian, este ano a premiação alcançou um momento histórico, e a seleção dos dois principais homenageados passa uma mensagem importante.
“Pela primeira vez, a principal honraria é concedida a uma mulher preta, Maria Zita Ferreira, reafirmando o compromisso com a inclusão e a representatividade. Ao homenagear também Marcelo Solá, um artista visual em pleno auge de sua produção, o Conselho Estadual de Cultura reforça que o Jaburu celebra não apenas legados consolidados, mas também o dinamismo de artistas que transformam a cultura no presente”, afirma Carlos Willian.
Maria Zita Ferreira é professora e mestre em Educação, com experiência na área de Educação Física e nos Fundamentos da Dança, atuando principalmente em temas como resistência, transformação, liberdade, conscientização e autonomia.
Marcelo Solá é artista visual e trabalha com diversas mídias, como serigrafia, monotipia e instalações, e já recebeu o Prêmio Ibram de Arte Contemporânea, do Rio de Janeiro, e duas vezes o “Prêmio Projéteis de Arte Contemporânea”, da Funarte.
Serviço
Solenidade de entrega do Prêmio Jaburu 2023 e 2024
Data: Terça-feira (28/01)
Horário: 20h
Local: Auditório Mauro Borges (Palácio Pedro Ludovico Teixeira), R. 82, 400 – St. Central, Goiânia – GO
Entrada gratuita
Saiba mais
Governo abre edital de apoio para blocos de carnaval em Goiás
Anunciados vencedores do Prêmio Jaburu 2023 e 2024
“Num Canto Perdido”, curta filmado em Jaraguá, estreia no Cine Ritz
O post Comendas do Prêmio Jaburu 2023 e 2024 serão entregues nesta terça-feira apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.