
O aumento no preço das passagens do transporte coletivo na região do Entorno do Distrito Federal preocupa o governador Ronaldo Caiado, que criticou a falta de medidas para conter o reajuste. O acréscimo foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e entra em vigor no próximo domingo (23/02).
“O governo federal segue ignorando as soluções viáveis já apresentadas pelo Governo de Goiás para evitar essa alta e penaliza os trabalhadores da região”, afirmou.
As passagens do transporte semiurbano, entre o Entorno e Brasília, ficarão mais caras por determinação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A autarquia do governo federal autorizou o reajuste de 2,919% nos valores das passagens para as empresas com autorização especial – que representam a maioria das operadoras na região.
“Já demonstramos que é possível reduzir o valor das passagens e melhorar o transporte coletivo no Entorno, como fizemos na Região Metropolitana de Goiânia”, argumentou Caiado ao lembrar que a medida contrasta com as iniciativas já consolidadas em Goiás.
“Na capital, a tarifa está congelada em R$ 4,30 desde 2019”, citou o governador.
Sem onerar o usuário, a atuação conjunta de Estado, municípios e empresas têm mantido melhorias como renovação da frota, reformas em terminais e uso de novas tecnologias.
Medidas para evitar aumento de preço no transporte do Entorno do DF
No início do mês, o Governo de Goiás enviou ofícios aos ministérios do Transporte, Casa Civil e ANTT solicitando medidas emergenciais para evitar o aumento. Entre elas, a suspensão do reajuste e/ou o subsídio do governo federal. No entanto, não houve qualquer resposta.
“Queremos que esses benefícios também cheguem aos moradores do Entorno do DF. São pessoas que ajudam a movimentar a economia de Brasília e que merecem um tratamento mais digno no deslocamento para o trabalho”, frisou o governador.
O governador de Goiás em exercício, Daniel Vilela, e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, têm uma reunião agendada, nesta semana, para tratar do tema. No entanto, o silêncio do governo federal sobre o reajuste preocupa.
“Os moradores que trabalham em Brasília estão perdendo seus empregos, porque nem o trabalhador nem o empregador dão conta de assumir o novo valor da tarifa do semiurbano interestadual entre o Entorno e Brasília”, pontuou a secretária de Estado do Entorno do DF, Caroline Fleury.
O post Aumento de preço no transporte do Entorno do DF recebe críticas de Caiado apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.