
A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), orienta a população de todos os municípios goianos para alguns cuidados que podem evitar problemas durante o feriado prolongado de Carnaval, de 1º a 4 de março. Vale a pena planejar a programação do período e providenciar, por exemplo, a atualização do cartão de vacinas.
A imunização, que deve ser feita com pelo menos 10 dias de antecedência, pode prevenir várias doenças, como febre amarela, sarampo, dengue, covid-19, tétano, difteria e hepatite B. Caso esteja em dúvida se tomou ou não alguma vacina e tenha perdido o cartão, basta ir a uma unidade de saúde com documento de identificação e pedir orientação.
Carnaval e hidratação
A hidratação é outra medida importante. Segundo previsão do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), Goiás vai continuar com a onda de calor nos próximos dias. Para manter-se saudável e afastar o risco de mal-estar, a recomendação é alimentação leve, roupas frescas, protetor solar, e principalmente, beber água frequentemente.
Por falar em previsão do tempo, consulte a meteorologia para saber como estará o clima na região de destino durante o feriado. A combinação de umidade e calor pode trazer pancadas de chuvas e alagamentos, com grandes volumes de água acumulados em pouco tempo. Fique atento a orientações da Defesa Civil ou informações e alertas nos veículos de comunicação e órgãos oficiais.
Dengue
Em relação à dengue, a recomendação vale tanto para quem vai viajar quanto para quem vai ficar em casa. Proteja o corpo com calças e camisas de manga longa e/ou repelentes nas partes expostas do corpo.
Também é importante vistoriar a residência antes da viagem e retirar qualquer recipiente que possa acumular água. Os foliões devem cuidar do lixo produzido nas cidades turísticas, pois ele pode se tornar um reservatório de água e criadouro do Aedes aegypt. Descarte o lixo corretamente em sacos fechados.
Quem for curtir o feriado em casa deve eliminar possíveis criadouros, limpando calhas, vasilhas de água dos animais e de plantas, além do descarte correto de todo o lixo residencial. Caso encontre lotes baldios com acúmulo de lixo, denuncie na secretaria de saúde do município.
Goiás registra até o momento 11.169 casos confirmados de dengue, com 5 mortes confirmadas e 30 em investigação.
Prevenção ao HIV
Outra preocupação no período da folia é o vírus HIV, que pode ser transmitido durante a relação sexual sem preservativo. Preservativos masculinos e femininos são distribuídos gratuitamente nas unidades de saúde de todos os municípios, onde também é possível fazer testes para HIV/aids, sífilis e hepatites B e C.
Em 2024, Goiás registrou 1.786 casos de HIV em adultos, sendo 1.438 em homens e 341 em mulheres.
O post Com ou sem folia: saúde orienta para cuidados no Carnaval apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.