
Está em busca de uma programação cultural? A publicação Cora Cultural traz uma curadoria das atrações disponíveis nos espaços culturais do Governo de Goiás para este fim de semana. Programe-se!
Quinta-feira (20/02)
Cine Cultura traz quatro produções premiadas nesta semana
O Cine Cultura traz esta semana uma programação recheada de atrações. Na grade, a partir de quinta-feira (20/02), estreiam quatro produções de encher os olhos. Começando por Flow, animação com mais de 50 prêmios internacionais e indicada ao Oscar 2025 nas categorias de melhor filme de animação e melhor filme estrangeiro.
Na sequência, Kasa Branca, de Luciano Vidigal, um dos filmes mais pedidos neste primeiro mês de retorno do Cine Cultura. Outra boa opção é Trilha Sonora Para Um Golpe de Estado, documentário indicado ao Oscar da categoria. Com muito jazz e política, o filme é extremamente criativo, sendo eleito como uma das melhores produções do ano pelo The New York Times e The Hollywood Reporter.
E ainda, completando as estreias, Aqui, novo filme de Robert Zemeckis. Estrelado por Tom Hanks e Robin Wright, trata-se de uma obra ousada do sempre criativo Zemeckis, que realiza este longa inteiramente sob a perspectiva de um único lugar no tempo, acompanhando toda a existência da humanidade a partir do mesmo ângulo.
Na sala seguem em cartaz, também, o documentário Luiz Melodia: No Coração do Brasil, e a sessão de despedida de O Dia Que Te Conheci, gracioso filme de André Novais Oliveira.
Mostra gratuita
Além dos lançamentos comerciais, o Cine Cultura irá realizar duas sessões especiais e gratuitas. A primeira será no dia 22 de fevereiro, às 09 horas, com a Mostra Alvorada – Cinema para Ver e Pensar, composta por curtas-metragens e debates organizada por meio de parceria entre o curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e o curso de Pedagogia do Instituto Federal de Goiás (IFG – Campus Goiânia-Oeste).
A sessão conta com a participação de estudantes do curso de Pedagogia do IFG, que são o público prioritário, e inclui um debate mediado por Dantas, com professoras de diversas instituições.
Serão exibidos os curtas brasileiros:
Cantareira ( Dir. Rodrigo Ribeyro);
Sideral ( Dir. Carlos Segundo);
Chão de Fábrica (Dir. Nina Kopko);
Infantaria (Dir. Laís Santos Araújo), e
Escasso (Dir. Clara Anastácia e Gabriela Gaia Meirelles).
A mostra tem como objetivo integrar a experiência acadêmica dos alunos com o circuito audiovisual e cultural, reafirmando o Cine Cultura como um espaço de formação e diálogo.
Lançamento
Na quinta-feira, (27/02), às 20h, haverá o lançamento do longa-metragem Goiânia Rock City, de Théo Farah, e do curta-metragem Jamming – O Ano Em Que Junior Marvin Morou em Goiânia, de Danilo Camilo. Ambos os filmes serão exibidos em conjunto com sessão única, apresentando um panorama de momentos icônicos da cena musical alternativa de Goiânia.
Pausa na programação
Por fim, a coordenação do Cine Cultura informa que a sala suspenderá a programação no dia 28/02 para uma manutenção preventiva nas poltronas e no carpete. Em seguida, haverá recesso de Carnaval no período de 01 a 04 de março, retornando na quarta-feira, dia 05/03.
O Cine Cultura é uma unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e funciona no prédio do Centro Cultural Marietta Telles, na Praça Cívica, com sessões diárias. O valor do ingresso é R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), com pagamento em dinheiro ou via PIX. Às segundas-feiras, todos pagam meia.
Sinopses
Kasa Branca (2025, Brasil, 16 anos, 95 min, dir: Luciano Vidigal)
Dé é um adolescente negro da periferia da Chatuba, Rio de Janeiro, que recebe a notícia de que sua avó, Almerinda, está na fase terminal da doença de Alzheimer. Ele tem a ajuda de seus dois melhores amigos, Adrianim e Martins, para enfrentar o mundo e aproveitar os últimos dias de vida com ela.
Luiz Melodia: No Coração do Brasil (2025, Brasil, 12 anos, 75 min, dir: Alessandra Dorgan)
Narrado todo em primeira pessoa, o documentário busca dar voz ao artista, que ao abraçar sua liberdade musical e originalidade, desafiou muitas normas no mercado fonográfico e cultural brasileiro. Esculpido com materiais raros e inéditos de arquivo, reflete a importância cultural de seu legado e da cena musical ao qual contribuiu ativamente a partir dos anos 1970.
Flow (2025, Letônia/Bélgica/França, Livre, 85 min, dir: Gints Zilbalodis)
Gato é um animal solitário, mas quando seu lar é destruído por uma grande inundação, ele encontra refúgio em um barco habitado por diversas espécies, tendo que se juntar a elas apesar das diferenças.
Trilha Sonora Para Um Golpe de Estado (2025, Bélgica/Holanda/França, 14 anos, 150 min, dir: Johan Grimonprez)
Jazz e descolonização estão entrelaçados nesta montanha-russa histórica, que reescreve o episódio da Guerra Fria que levou os músicos Abbey Lincoln e Max Roach a invadirem o Conselho de Segurança da ONU em protesto contra o assassinato de Patrice Lumumba — político que liderou a independência da República Democrática do Congo.
Aqui (2024, EUA, 12 anos, 104 min, dir: Robert Zemeckis)
Ambientado em um único quarto e estrelado por Tom Hanks e Robin Wright, Aqui acompanha diversas famílias ao longo de gerações, todas conectadas por este espaço que um dia chamaram de lar.
O Dia Que Te Conheci (2024, Brasil, 12 anos, 71 min, dir: André Novais Oliveira)
Todo dia Zeca tenta levantar cedinho para pegar o ônibus e chegar, uma hora e meia depois, na escola da cidade vizinha, onde trabalha como bibliotecário. Acordar cedo anda cada vez mais difícil. Há algo que o impede de manter esse cotidiano. Um dia Zeca conhece Luisa.
Goiânia Rock City (2025, Brasil/Goiás, 14 anos, 102 min, dir: Théo Farah)
O documentário Goiânia Rock City mergulha na vibrante cena musical de Goiânia desde o início dos anos 2000, explorando a evolução do rock na capital goiana. Através de entrevistas com figuras icônicas da cena de música independente, o filme retrata o surgimento das bandas mais importantes da época, dos espaços culturais, dos festivais e selos musicais que ajudaram na consolidação da cena rock local.
Jamming – O Ano Que Junior Marvin Morou em Goiânia (2025, Brasil/Goiás, 14 anos, 26 min, dir: Danilo Camilo)
O documentário resgata a inusitada relação entre Goiânia e o guitarrista de Bob Marley. No fim da década de 1990, Marvin elegeu a capital de Goiás para morar e formar uma banda de reggae. Essa história surpreendente é o tema do filme, que combina imagens raras de shows e bastidores da época, com entrevistas, revelando o profundo impacto da vivência do lendário músico jamaicano no panorama cultural da cidade.
Programação de 20 a 27/02:
Dia 20/02
14h – Flow (Livre)
16h – Kasa Branca (16 anos)
18h – Luiz Melodia: No Coração do Brasil (12 anos)
19h30 – Trilha Sonora Para Um Golpe de Estado (14 anos)
Dia 21/02
14h – Kasa Branca (16 anos)
16h10 – Flow (Livre)
18h – Trilha Sonora Para Um Golpe de Estado (14 anos)
20h50 – O Dia Que Te Conheci (12 anos) – última sessão!
Dia 22/02
09h – Mostra Alvorada: curtas e debate (livre)
13h40 – Aqui (12 anos)
15h50 – Flow (Livre)
17h30 – Trilha Sonora Para Um Golpe de Estado (14 anos)
20h20 – Kasa Branca (16 anos)
Dia 23/02
13h40 – Aqui (12 anos)
15h50 – Flow (Livre)
17h30 – Trilha Sonora Para Um Golpe de Estado (14 anos)
20h20 – Kasa Branca (16 anos)
Dia 24/02
13h45 – Flow (Livre)
15h30 – Trilha Sonora Para Um Golpe de Estado (14 anos)
18h20 – Aqui (12 anos)
20h30 – Kasa Branca (16 anos)
Dias 25 e 26/02
14h30 – Luiz Melodia: No Coração do Brasil (12 anos)
16h15 – Kasa Branca (16 anos)
18h30 – Flow (Livre)
20h15 – Aqui (12 anos)
Dia 27/02
13h45 – Flow (Livre)
15h30 – Trilha Sonora Para Um Golpe de Estado (14 anos)
18h20 – Luiz Melodia: No Coração do Brasil (12 anos)
20h – Lançamento: curta Jamming – O Ano Em Que Junior Marvin Morou em Goiânia (14 anos) + documentário Goiânia Rock City (14 anos)
Quinta-feira (20/02)
“O Amor, a Morte e as Paixões” exibirá filmes premiados e indicados ao Oscar 2025
A 16ª edição da Mostra O Amor, a Morte e as Paixões começa na próxima quinta-feira (20/02) e traz uma programação diversificada que inclui exibição de filmes, palestras, debates, visitas de participantes dos filmes e também apresentações musicais.
O evento foi contemplado com recursos do Programa Goyazes, do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, com o patrocínio da Equatorial Energia.
Durante a mostra, serão exibidos filmes que estão concorrendo ao Oscar 2025, premiados nos principais festivais do mundo – a exemplo de Cannes (França), Veneza (Itália), Berlin (Alemanha), Goya (Espanha) e Sundance (EUA) –, além das produções brasileiras e de cineastas goianos.
Mais de 170 sessões
São 75 filmes de 31 países, sendo 25 nacionais, com um total de 177 sessões.
A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, explica que a Mostra O Amor, a Morte e as Paixões é uma celebração da força do cinema goiano.
“O Governo de Goiás, por meio do Programa Goyazes, tem orgulho de apoiar este evento, que se consolidou como um importante espaço de valorização e divulgação da nossa produção audiovisual”.
“Ao fomentar projetos como este, estamos promovendo o talento local, incentivando a diversidade de olhares e contribuindo para o fortalecimento da cultura do nosso estado, levando o cinema goiano a novos públicos,” destacou.
Para o criador e curador da Mostra, Lisandro Nogueira, os filmes selecionados refletem o cinema produzido no mundo hoje.
“Os goianos e goianienses terão a oportunidade de assistirem os melhores filmes lançados em 2024. Continuamos com nossa proposta inicial de exibir filmes para todos os públicos. E este ano vamos ter na grade de programação filmes infantis com exibição todos os dias às 10 horas”, informou.
A Mostra também vai lançar o filme Oeste Outra Vez, do cineasta goiano Érico Rassi, que foi gravado na Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Os atores Ângelo Antônio, Rodger Rogério, Babu Santana, Daniel Porpino, Tuanny Araújo e Adanilo Reis, além de Erico Rassi, Cristiane Miotto e Lidiana Reis, da equipe técnica, vão visitar o evento no dia 23 de fevereiro.
“O cinema feito em Goiás sempre teve espaço garantido no evento”, destaca Lisandro Nogueira.
A 16ª Mostra também vai contar com a presença de jornalistas, psicanalistas e professores de Goiás debatendo filmes como Ainda Estou Aqui e Baby Girl.
Esta edição conta ainda com apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio); Arquivo Total; Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg); Instituto Unimed; Saneago; e promoção da TV Anhanguera e da Rádio Executiva.
Serviço
Assunto: Mostra O Amor, a Morte e as Paixões
Quando: 20 de fevereiro a 5 de março
Onde: Cinex, no Centro Cultural Oscar Niemeyer – Endereço: Avenida Deputado Jamel Cecílio, nº 4.490, Quadra Gleba, Lote 01, Setor Fazenda Gameleira, Goiânia, GO
Programação, passaportes e ingressos
Programação da mostra e venda de passaportes: https://www.cinex.art.br
Preço do passaporte: R$ 220 (10 ingressos) e R$ 125 (5 ingressos)
Preço do ingresso avulso: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia)
Associados do Sesc, Unimed e Adufg pagam R$ 20 mediante apresentação da carteirinha
Quinta-feira (20/02)
Orquestra Filarmônica de Goiás faz concerto gratuito no Teatro Sesi
A Orquestra Filarmônica de Goiás apresenta, na quinta-feira (20/02), às 20 horas, no Teatro Sesi, em Goiânia, um concerto gratuito para celebrar as obras de dois compositores russos.
O público vai acompanhar a execução da icônica Sinfonia Nº. 2, da ópera 17, conhecida por Pequena Rússia. E ainda da Sinfonia nº 1, da ópera 25, de Sergei Prokofiev, intitulada Clássica, escrita por ele aos 25 anos, inspirada na forma de trabalho de Mozart e Haydn.
Será executado também parte do repertório de Tchaikovsky, apontado como um dos marcos do período romântico russo, em que ele explora as emoções humanas para construir suas sinfonias, óperas, balés e peças.
A sessão especial, sob a regência da maestra Mariana Menezes, será a primeira de várias apresentações ao longo do ano.
A temporada de 2025 da Filarmônica, com o tema Pioneiros vai resgatar não apenas os grandes clássicos da música nacional e internacional, como também vai homenagear artistas que são pouco conhecidos do público.
Na programação anual, já estão confirmados concertos que levarão os espectadores ao universo das compositoras Priaulx Rainier e Fanny Mendelssohn, e dos compositores Samuel Coleridge Taylor e William Levi Dawson.
Orquestra Filarmônica de Goiás
A Orquestra Filarmônica de Goiás integra o corpo musical da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, instituição ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-GO) e gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (Cett-UFG).
Fundada em 1980, a Filarmônica de Goiás, que possui em seu repertório obras que vão desde o estilo barroco até músicas contemporâneas, é reconhecida nacional e internacionalmente por sua excelência artística e versatilidade.
A projeção é resultado da dedicação do corpo de musicistas e maestros que são fomentados pelo Governo de Goiás.
Serviço
Assunto: Concerto da Orquestra Filarmônica de Goiás
Quando Quinta-feira (20/02), às 20h
Onde: Teatro Sesi – Av. João Leite, 1013 – Santa Genoveva, Goiânia – GO
Entrada franca
Sexta-feira (21/02)
Museu da Imagem e do Som de Goiás prorroga exposição fotográfica de Kim-Ir-Sen Pires Leal
O Museu da Imagem e do Som (MIS) de Goiás prorrogou até 7 de março a exposição Caminhos Ancestrais: Um Olhar sobre os Povos Originários do Brasil, com fotografias de Kim-Ir-Sen Pires Leal. Inicialmente prevista para encerrar no dia 19, a nova data oferece ao público uma oportunidade adicional de explorar as comunidades indígenas do Brasil por meio do olhar sensível do fotógrafo anapolino.
Caminhos Ancestrais apresenta uma série de fotografias que capturam a vida cotidiana, as tradições milenares, rituais sagrados e a conexão profunda dos povos indígenas com a natureza. Kim-Ir-Sen leva o público a explorar um universo de histórias silenciosas e conexões espirituais, proporcionando uma imersão na riqueza das tradições indígenas brasileiras.
A exposição oferece uma perspectiva única sobre as comunidades indígenas e destaca a diversidade e profundidade de seus modos de vida, de forma que o público é convidado a questionar sua própria relação com o ambiente, a história e a identidade como brasileiros.
Kim-Ir-Sen Pires Leal, natural de Anápolis, é fotógrafo, cineasta e professor. Com uma carreira marcada por atuações na Ágil Fotojornalismo, Folha de São Paulo, CNPq e Editora Abril, Kim-Ir-Sen já realizou 75 exposições, 50 palestras e é curador de mostras fotográficas e cinematográficas. Com 15 prêmios recebidos, ele também foi Conselheiro de Cultura do Estado de Goiás.
O MIS é uma unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-GO) e funciona no Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, de segunda a sexta-feira, das 09 às 17 horas, com entrada gratuita.
Serviço
Exposição: Caminhos Ancestrais: Um Olhar sobre os Povos Originários do Brasil
Artista: Kim-Ir-Sen Pires Leal
Local: Museu da Imagem e do Som – Sala Alois Feichtenberger
Visitação: De 21/11/2024 a 07/03/2025
Horário: de 09h às 17h
Entrada gratuita
Sexta-feira (21/02)
Orquestra Sinfônica Jovem abre a temporada de concertos 2025
A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG) abre sua temporada de concertos em 2025 nesta sexta-feira (21/02), às 20 horas, no Teatro Escola Basileu França, em Goiânia, sob a regência de seu maestro titular e diretor artístico, Eliel Ferreira.
A temática do concerto será Uma Noite na Ópera, com a participação especial da oboísta mineira Laila Rodrigues, vencedora do Concurso Nacional Basileu França para Jovens Solistas em 2023.
O repertório foi escolhido para evidenciar como o gênero operístico influencia a construção e desenvolvimento da Orquestra. Entre as óperas selecionadas estão La Favorita, de G. Donizetti, La Traviata, de G. Verdi, Príncipe Igor, de A. Borodin, e Cavalleria Leggera, de F. Suppé.
A entrada é gratuita, por ordem de chegada.
Solista
Solista da noite, Laila Rodrigues iniciou sua formação na Escola de Música da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Nessa instituição, fez o curso de bacharelado em oboé, concluído em 2019. No mesmo ano, foi uma das vencedoras do concurso Jovem Músico do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Recebeu vários prêmios por sua atuação, entre eles o importante Academia Jovem Concertante, em 2022 e 2023.
Sobre sua apresentação com a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, Laila destaca que essa é uma oportunidade rara e especial em sua trajetória, pois, como instrumentista, é comum tocar com uma redução para piano, e agora terá a chance de executar um concerto “da maneira que foi idealizado, com o acompanhamento da orquestra, o que torna o momento ainda mais significativo”, diz.
Orquestra
A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, um projeto da Escola do Futuro em Artes Basileu França, foi fundada em 2001 e tem se destacado como um dos principais centros de formação de jovens músicos do Centro-Oeste brasileiro.
A OSJG é mantida pelo Estado e gerida pela Universidade Federal de Goiás, por meio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT/UFG).
Serviço
Assunto: Concerto de abertura da temporada da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás
Quando: Sexta-feira (21/2), às 20h
Onde: Teatro Escola Basileu França. Endereço: Av. Universitária, nº 1
Conheça as unidades culturais do Governo de Goiás
Centro Cultural Martim Cererê
Endereço: Rua 94-A, Setor Sul – Goiânia
Telefone: (62) 3201-4691
Horário: Administração – de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Eventos – de segunda a domingo, de acordo com o agendamento.
@martimcerere
Centro Cultural Octo Marques (Galeria Frei Confaloni e Galeria Sebastião Reis)
Endereço: Edifício Parthenon Center, Rua 4 nº 515, Centro – Goiânia (mezanino – entrada pela rua 7)
Telefone: (62) 3201-4610
Horário: De segunda a domingo, das 9h às 17h
E-mail: ccom@goias.gov.br
@octomarques.secultgoias
Endereço: Centro Cultural Marietta Telles Machado – Praça Cívica (Praça Pedro Ludovico Teixeira) nº 2 – Centro – Goiânia
Telefone: (62) 3201-4666
Horário: conforme programação da semana
E-mail: cineculturagoias@gmail.com
@cine culturagoias
Cine Teatro São Joaquim
Endereço: Rua Moretti Forggi nº 17 – cidade de Goiás
Telefone: (62) 3371-2038
Horário: De segunda a sexta-feira, da 8h às 17h
E-mail: cineteatrosaojoaquim@gmail.com
@cineteatrosaojoaquim
Gibiteca Jorge Braga
Endereço: Centro Cultural Marietta Telles Machado – Praça Cívica (Praça Pedro Ludovico Teixeira) nº 2 – Centro – Goiânia
Telefone: (62) 3201-4640
Horário: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
E-mail: gibitecajorgebraga.cultura@goias.gov.br
@gibitecaestadualjorgebraga
Museu da Imagem e do Som
Endereço: Centro Cultural Marietta Telles Machado Praça Cívica, nº 2, Centro – Goiânia
Telefone: (62) 3201-4625
Horário: Administração: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h | Salão expositivo: de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h
E-mail: mis.cultura@goias.gov.br
Acesse a visita virtual aqui.
@misgoias
Museu Ferroviário de Pires do Rio
Endereço: Rua Francisco Rodrigues Naves esquina com Av. Coronel Lino Sampaio s/n°, Centro – Pires do Rio
Telefone: (64) 3461-7970
Horário: Segunda-feira, das 13 às 17h / de terça a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13 às 17h. Visitas agendadas para grupos nos sábados, domingos e feriados
E-mail: mfpr@goias.gov.br
Acesse a visita virtual aqui.
@museuferroviariodepiresdorio
Museu Pedro Ludovico
Endereço: Rua Dona Gercina Borges Teixeira, nº 133, Centro – Goiânia
Telefone: (62) 3201-4678
Horário: De terça-feira a sábado, das 8 às 12h; e das 13h às 17h
E-mail: museupedroludovico@goias.gov.br
Acesse a visita virtual aqui.
@museupedroludovico
Museu Zoroastro Artiaga
Endereço: Praça Cívica (Praça Pedro Ludovico Teixeira) nº 13 – Centro – Goiânia
Telefone: (62) 3201-4675
Horário: fechado para reforma
E-mail: museuzoroastro.cultura@goias.gov.br
Acesse a visita virtual aqui.
@museugoianozoroastroartiaga
Palácio Conde dos Arcos
Endereço: Praça Tasso Camargo nº 1, Centro – cidade de Goiás
Telefone: (62) 3371-1200
Horário: De terça a sábado, das 08h às 17h | domingos e feriados, das 08h às 13h
Acesse a visita virtual aqui.
@palaciocondedosarcos
Teatro Goiânia
Endereço: Rua 23, 252, Centro – Goiânia
Telefone: (62) 3201-4684
Horário: Administração – de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Espetáculos – de segunda a domingo, de acordo com o agendamento.
E-mail: teatrogoiania@goias.gov.br
Agendamento de eventos: (62) 3201-4691 ou reservas.cultura@goias.gov.br
@teatrogoiania
Teatro de Pirenópolis
Endereço: Rua Comendador Joaquim Alves – Centro, Pirenópolis
Telefone: (62) 3331-1299 / (62) 3331 2029
Horário: em reforma.
Vila Cultural Cora Coralina
Endereço: Rua 23 com Rua 3, Centro – Goiânia
Telefone: (62) 3201-9863
Horário: De segunda a domingo, das 9h às 17h.
E-mail: vilacultural.coracoralina@goias.gov.br
@vilacultutalcc
O post Cora Cultural: guia para o fim de semana apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.