
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) promove, desta quinta-feira (20/02) até o próximo dia 27 de fevereiro, sessões gratuitas de exibição do documentário Um Parque para Viver, que faz um passeio por oito unidades de conservação administradas pelo Governo de Goiás. O filme é dirigido por Diogo Diniz Garcia Gomes e foi produzido entre fevereiro e agosto de 2024.
Em todas as sessões, a entrada é franca e o convite se estende a todos – em especial, à comunidade que vive no entorno dos parques.
A primeira será realizada nesta quinta (20/02) no Cine Teatro São Joaquim, na cidade de Goiás (município onde fica o Parque Estadual da Serra Dourada, que serviu de locação para o filme). No dia seguinte, haverá exibições promovidas pelas gestões dos Parques Estaduais de:
Terra Ronca (Peter),
Serra de Caldas Novas (Pescan),
Pireneus (PEP), da Mata Atlântica (Pema),
Serra de Jaraguá (Pesj), e
Águas do Paraíso (Peap).
No sábado (22/02), o Parque de Terra Ronca promove uma segunda sessão local e, por fim, no dia 27 o Parque Estadual de Paraúna (PEPa) reúne a comunidade local para assistir ao filme.
Sobre o documentário
As unidades de conservação do Governo de Goiás escolhidas para servir de locação para as filmagens foram os parques estaduais:
Mata Atlântica (Pema),
Serra de Caldas Novas (Pescan),
Araguaia (PEA),
Terra Ronca (Peter),
Águas do Paraíso (Peap),
Pireneus (PEP),
Serra Dourada (Pesd)
e Altamiro de Moura Pacheco (Peamp).
A lista tem ainda uma Unidade de Conservação (UC) municipal, a Refúgio de Vida Silvestre Serra da Fortaleza e Serra das Antenas em Quirinópolis.
Um parque Para Viver
O documentário combina paisagens com histórias sobre a fauna, flora e hidrografia da região. Há depoimentos de especialistas em meio ambiente, cineastas, publicitários, fotógrafos e apaixonados pela natureza.
O filme também explica o que são as unidades de conservação, como são classificadas (em áreas de proteção integral ou uso sustentável) e a importância delas para pesquisa e preservação da biodiversidade.
Um parque Para Viver foi produzido com recursos do Programa Goyazes, do Governo de Goiás. Nele aparecem espécies como onça-pintada, onça-preta, veados, cachorro-vinagre, onça-parda, jacarés, botos, aves do Araguaia, mutuns, tatu-canastra, micos e macacos.
Toda filmagem nos parques foi acompanhada pelos gestores da Semad.
A obra será inicialmente inscrita em festivais de cinema. Avalia-se também qual será a melhor forma de disponibilizá-lo para emissoras de TV e plataformas de streaming.
Serviço
Dia 20 de fevereiro
Cidade de Goiás – 10h da manhã, Cine Teatro São Joaquim
Dia 21 de fevereiro
Caldas Novas – 19h, auditório do Parque Estadual da Serra de Caldas Novas
Cocalzinho – horário a definir, exibição será na escola militar do município (avenida 3 de Julho, Centro)
Água Limpa – 15h, Centro de Eventos Municipal
Abadia de Goiás – 9h, Câmara Municipal
Jaraguá – 8h, Colégio Genius (cooperativa de ensino)
Alto Paraíso – 19h, assentamento Esusa
Dia 22 de fevereiro
São Domingos – 20h, no povoado de São João
Dia 27 de fevereiro
Paraúna – 9h, Câmara Municipal
Saiba mais
Semad divulga tutoriais e canais de suporte do Sistema Inã
Semad vai financiar projetos da sociobiodiversidade em Goiás
Semad recomenda cuidados na coleta de lixo, aterros e lixões para combater a dengue
O post Semad promove exibições gratuitas do documentário “Um Parque para Viver” apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.