
O Procon Goiás em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) promovem a 2ª Edição do Mutirão de Conciliação, que é realizado até 28 de março, em celebração ao Mês do Consumidor. O evento, que teve início na última segunda-feira (17/03), pretende fortalecer o diálogo direto entre fornecedores e consumidores, facilitando a resolução de conflitos de consumo de forma ágil, eficiente e descomplicada.
Durante duas semanas, os consumidores terão a oportunidade de apresentar suas demandas diretamente aos representantes das empresas participantes, com o apoio de conciliadores. A iniciativa busca:
negociar dívidas,
resolver problemas
e evitar a judicialização de conflitos, beneficiando tanto consumidores quanto fornecedores.
O superintendente do Procon Goiás, Marco Palmerston, destaca que um mutirão como esse favorece tanto o consumidor quanto o fornecedor.
“É muito positivo evitarmos a abertura de processos, tanto administrativo quanto judicial. Com essa comunicação direta, os dois lados chegam a um denominador comum de forma mais rápida, evitando maiores transtornos e ajudando ambas as partes”, explica.
O Juiz Coordenador do Nupemec, Leonys Lopes Campos da Silva, destaca a relevância dessa ação e o sucesso da primeira edição.
“É um avanço significativo na forma como lidamos com os conflitos de consumo em nosso estado. A primeira edição superou todas as nossas expectativas. Este resultado demonstra que a conciliação é, sem dúvida, o caminho mais eficaz para a pacificação social e para a garantia dos direitos do consumidor”, afirma.
Como participar?
O atendimento ocorrerá em dois formatos: presencial e virtual.
Até o dia 21 de março, as audiências de conciliação serão realizadas no auditório do Fórum Cível de Goiânia, localizado na Av. Olinda, 722 – Qd. G, Lt. 04 – Park Lozandes, das 13 às 18 horas.
Os consumidores podem agendar atendimento no Procon Goiás, por meio do Portal Expresso (www.go.gov.br), para serem direcionados ao mutirão. Haverá também a possibilidade do consumidor se dirigir diretamente ao Fórum, com a documentação pessoal e relacionada ao caso, e ser auxiliado pelos conciliadores.
Já de 24 a 28 de março, o atendimento será realizado de forma virtual, garantindo comodidade e acessibilidade aos consumidores que preferirem participar remotamente. Para o formato online, os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp da Central de Conciliação do TJGO: (62) 98218-2532.
Empresas
O mutirão contará com a participação de grandes empresas, como:
Equatorial,
Saneago,
Banco Santander,
Itaú,
Caixa Econômica Federal,
Banco Daycoval,
Claro,
Tim,
Casas Bahia,
Novo Mundo
e We Pink.
Entre os principais temas que poderão ser resolvidos estão:
cobranças indevidas,
cancelamentos de serviços,
atrasos em entregas
e outras questões relacionadas ao consumo.
A 2ª Edição do Mutirão de Conciliação do TJGO e Procon Goiás reforça o compromisso das instituições com a efetividade dos direitos do consumidor e a humanização das relações de consumo.
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