
A Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) inicia, nesta quinta-feira (17/04), uma nova fase em seus procedimentos administrativos com a incorporação de inteligência artificial (IA) nas análises de processos.
A ideia é que a nova ferramenta, que terá como base de comparação a Ficha de Cadastro Nacional (FCN), documento obrigatório para o registro mercantil, reduza erros frequentes e diminua o tempo de tramitação dos processos dentro do órgão.
A inovação trará mais agilidade, evitando retrabalhos e tornando o sistema mais confiável. Segundo o presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira, a ferramenta atuará como um filtro, identificando erros comuns, como os ortográficos e divergências de nomes e números nos documentos.
“Um caso simples é quando o nome de um sócio aparece grafado de maneira diferente. Parece um erro bobo, mas isso gera exigência, devolução de processo e atraso no arquivamento do ato”, exemplifica.
Neste primeiro momento, a IA atuará como uma assistente, ou seja, ela vai indicar a divergência, mas não mudará o documento de forma automática. Caberá ao usuário fazer a alteração sugerida pela ferramenta. E, caso o usuário opte por ignorar as correções, o processo, ao ser enviado para a Juceg, vai ficar parado aguardando a correção.
A integração da inteligência artificial aos procedimentos da Juceg faz parte do pacote de ações para desburocratizar o registro mercantil no Estado, iniciado em 2019. Atualmente, todo processo de abertura de empresas é realizado de modo on-line e um novo CNPJ pode ser constituído dentro de até 24 horas.
“Estamos trabalhando para tornar o ambiente de negócios em Goiás seguro e confiável para o empresariado e modelo de praticidade e eficiência para os contadores, que são nosso público majoritário”, explica o vice-presidente da Junta Comercial, Francisco Canindé Lopes, que também é conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-GO).
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