A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) instalará mais de 15 ecopontos em municípios goianos. A secretária Andréa Vulcanis, titular da Semad, assinou nesta semana acordo de cooperação para instalação de ecoponto em Goianira.
A obra é avaliada em cerca de R$ 600 mil, dinheiro que será repassado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Paranaíba. O recurso é proveniente da cobrança pelo uso da água.
“Esse é mais um passo do Estado de Goiás, junto aos municípios, para podermos resolver de vez o problema dos resíduos sólidos aqui”, disse a secretária Vulcanis. ”
O prefeito de Goianira e presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM), Carlão da Fox, esteve na sede da Semad, em Goiânia, para assinatura do acordo de cooperação. “Esse desafio é muito importante para nós, prefeitos, de terminar com os nossos lixões. Os prefeitos devem ficar atentos para os projetos de instalação de ecopontos”, disse.
O secretário da Indústria e Comércio de Goiás, Joel Sant’Anna, reforçou a atuação da SIC para a construção dos ecopontos. “A SIC vai ajudar, com sua equipe de engenheiros, a fazer com que esses ecopontos resolvam parte do problema ambiental dos municípios e ajudem os prefeitos a terem uma solução, um local para colocar resíduos antes descartados de forma irregular”, completou.
A colaboração é feita da seguinte maneira: o município disponibiliza uma área para instalação do ecoponto; a Secretaria de Estado da Indústria e Comércio de Goiás oferece um projeto modular, para construção do ecoponto; a Semad articula o projeto para construção, bem como a viabilização junto aos municípios.
Além da construção em Goianira, o município de Rio Quente também vai receber um ecoponto, segundo conta o presidente do CBH Paranaíba, João Ricardo Raiser.
“Ao todo, vamos investir neste momento R$ 1,2 milhão em recursos para construção de ecopontos. Entendemos que, mesmo não ligados diretamente aos recursos hídricos, resolver a situação dos resíduos sólidos impacta na qualidade da água.”
Ecopontos
Os ecopontos são instalações públicas destinadas ao recebimento de resíduos que não podem ser descartados na coleta domiciliar regular e também funciona como uma coleta seletiva ponto a ponto. Esses locais têm o objetivo de facilitar o descarte correto de materiais recicláveis e resíduos volumosos, como móveis velhos, restos de poda, entulho de pequenas reformas, eletrodomésticos e eletrônicos.
Além disso, são pontos essenciais para a gestão sustentável de resíduos urbanos, ajudando a reduzir a quantidade de lixo que vai para os aterros sanitários e promovendo a reciclagem e a reutilização de materiais.
Esses pontos de coleta são estrategicamente distribuídos pelas cidades, geralmente em áreas de fácil acesso para a população. Nos ecopontos, os resíduos são segregados e destinados para a reciclagem, reaproveitamento ou descarte ambientalmente adequado. Assim, os ecopontos desempenham um papel crucial na preservação do meio ambiente e na promoção de práticas sustentáveis entre os cidadãos.
Escolha dos próximos municípios
Para escolha dos outros 13 municípios que receberão ecopontos, a Semad lançará edital com as etapas a serem cumpridas pelas prefeituras interessadas. A partir da manifestação de interesse, a secretaria analisará tecnicamente quais são os locais mais viáveis para instalação. Serão cinco ecopontos em cada uma das três microrregiões de saneamento básico de Goiás (leste, centro e oeste).
O post 15 municípios de Goiás ganharão ecopontos apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.