Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc-GO) e a BRK Ambiental está levando projetos de meio ambiente e sustentabilidade para as unidades escolares da rede pública estadual dos municípios de Aparecida de Goiânia e Trindade.
A parceria foi oficializada nesta terça-feira (13/08) com as presenças da secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli; do superintendente de Atenção Especializada da Seduc, Rupert Nickerson Sobrinho; das coordenadoras regionais de Educação de Aparecida de Goiânia e Trindade, Núbia Gomes de Brito Farias e Celma Maria Aguiar de Souza; além da gerente de Responsabilidade Social da BRK Ambiental, Renata Danzi.
Na Seduc, os projetos serão coordenados pela Superintendência de Atenção Especializada e pelo Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação (Cepfor).
Formação de professores
O projeto Formando Formadores tem como público-alvo os professores das áreas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais e coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio do município de Aparecida de Goiânia.
Os profissionais passarão por uma formação com foco em temas transversais como meio ambiente, sustentabilidade, objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e saúde. Serão formadas quatro turmas com até 30 participantes cada uma.
Gincana on-line
Outra ação a ser desenvolvida é o projeto Socioambiental Desafio, que tem como objetivo sensibilizar os estudantes do Ensino Médio acerca da temática ambiental nesses mesmos municípios.
Também será realizada uma gincana on-line entre as escolas inscritas com rodadas de perguntas sobre temas como sustentabilidade, saúde, saneamento, meio ambiente e atitude cidadã, valendo premiação.
O terceiro projeto, Do Lixo ao Luxo, será desenvolvido na Regional de Aparecida de Goiânia. A proposta é conscientizar os estudantes do 6º ano do ensino fundamental sobre a importância da reciclagem do lixo.
Dentro dessa ação será estimulada a troca de experiências entre os alunos e as cooperativas que trabalham com reciclagem no município. A culminância do projeto será um festival para estimular o reaproveitamento de diferentes tipos de materiais.
Temática ambiental
O superintendente de Atenção Especializada da Seduc/GO, Rupert Nickerson Sobrinho, destaca que as ações dos projetos são fundamentais para incentivar o debate e a reflexão sobre as questões ambientais no ambiente escolar.
“É um projeto-piloto que se der certo, futuramente poderá ser ampliado para outras instituições de ensino”.
Saiba mais
Plataforma Ser Goiás alcança todos os estudantes da rede estadual
Educação pública de Goiás tem a quarta colocação nacional
O post Escolas participam de projetos de meio ambiente e sustentabilidade apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.