A Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) de Goiás terá destaque na primeira edição da Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), de 27 a 29 de agosto, no Centro de Convenções de Goiânia, das 9 às 20 horas.
O evento se consolida como o maior do setor de comércio exterior no Brasil, reunindo dezenas de embaixadas, câmaras de comércio exterior, empresas brasileiras e estrangeiras, instituições de ensino superior e governos estaduais, proporcionando uma plataforma de networking e negócios de grande impacto para o empreendedorismo no estado.
“A participação da SIC na Ficomex reafirma o compromisso do Governo de Goiás com o fortalecimento da economia estadual, por meio da promoção de iniciativas que estimulam a inovação, a competitividade e a inserção das empresas goianas no mercado global”, salienta o titular da secretaria, Joel de Sant’Anna Braga Filho, que ministrará palestra na conferência durante o painel “Mineração em Goiás: Perspectivas e Investimentos”, no dia 29/08.
A secretaria ainda vai atuar na organização de três workshops, que serão realizados também no dia 29 de agosto, voltados para os temas têxtil e moda, das 9 às 12 horas; mineração; e serviços, ambos das 14 às 17 horas.
Fomento
Empenhada em promover o desenvolvimento econômico e a internacionalização das empresas goianas, a SIC estará presente em três estandes ao longo da feira. No do Governo de Goiás, duas marcas do ramo alimentício que pretendem expandir suas atividades no mercado internacional terão a oportunidade de expor seus produtos ao público.
A SIC também contará com dois estandes próprios. O primeiro deles será dedicado à apresentação de informações sobre os principais programas da secretaria, como o Cinturão da Moda, que visa fortalecer a cadeia produtiva do vestuário em Goiás; a mineração, com foco nas oportunidades e desafios do setor no estado; o Peiex, que é o Programa de Qualificação para Exportação, promovendo a capacitação de empresas goianas para o comércio exterior; e o Comex, que abrange diversas iniciativas voltadas à internacionalização.
O segundo estande será inteiramente voltado para a mineração, com um destaque especial para o cluster de joias, em que artesãos dos municípios de Campos Verdes, Cristalina e Pirenópolis terão a oportunidade de expor e comercializar suas peças.
Essa iniciativa reflete o compromisso da SIC em fomentar a economia criativa e valorizar o trabalho artesanal do estado, colocando-o em evidência no cenário internacional e também promovendo a verticalização da cadeia produtiva.
“Um dos objetivos do cluster de joias é justamente a troca de experiência e abertura de novos mercados, com a Ficomex sendo uma excelente oportunidade para que outras pessoas conheçam a qualidade do artesanato e das joias goianas, frutos da riqueza mineral em Goiás”, reitera a gerente de Projetos Estratégicos do Setor Produtivo, Lívia Parreira.
Ficomex
Data: 27, 28 e 29 de agosto de 2024
Horário: 9h às 20h
Local: Pavilhões Azul, Verde, Salas 01 a 12 e Teatro Rio Vermelho
Saiba mais
Agro goiano terá destaque na pauta de debates da Ficomex 2024
Empreendedores contemplados pelo Crédito Social podem vender produtos na Ficomex 2024
Governo de Goiás marca presença na Ficomex 2024
O post SIC marca presença na Ficomex 2024 apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.