Representantes de 18 órgãos estaduais, municipais e federais se reuniram nesta sexta-feira (20/09) no Centro Integrado de Inteligência Comando e Controle da Secretaria de Segurança Pública (CIICC/SSPGO), em Goiânia, para definir novas estratégias de combate e prevenção às queimadas no estado.
O trabalho foi coordenado pelo Governo de Goiás, por meio do Gabinete de Ações Integradas para o Controle dos Incêndios Florestais.
“Estamos atentos à gravidade da situação e agindo de forma rápida e integrada para proteger o meio ambiente, a economia e, principalmente, a vida das pessoas”, destacou o secretário de Segurança Pública, Renato Brum.
Ele reforçou que o combate às queimadas envolve não apenas a resposta imediata às ocorrências, mas também a prevenção e a educação ambiental da população.
O secretário lembrou que o Gabinete foi instituído por decreto do governador Ronaldo Caiado, com o objetivo de promover uma ação coordenada e eficaz para responder rapidamente ao aumento alarmante dos incêndios em áreas urbanas e rurais.
Prevenção
Na reunião desta sexta-feira, ele destacou a força do trabalho conjunto entre Corpo de Bombeiros Militar (CBMGO), Polícia Militar (PMGO), Ministério Público (MPGO), Defesa Civil estadual e municipal e outros órgãos.
Somente em 2024, o CBMGO já atendeu mais de 10 mil ocorrências de incêndios em vegetação, tanto em lotes baldios, áreas verdes urbanas, propriedades rurais, unidades de conservação e demais áreas de vegetação em todo o estado.
“Contamos com mais de mil homens atuando diretamente no combate ao fogo, além da colaboração de diversas secretarias e corporações, somando esforços”, relatou o comandante-geral da corporação, coronel Washington Luiz Vaz Júnior.
Desde a publicação do decreto que proíbe o uso de fogo em vegetação em todo o território estadual, em julho de 2024, o governo estadual tem intensificado as ações para prevenir novas ocorrências. Em agosto, 20 municípios tiveram situação de emergência declarada devido ao agravamento dos incêndios e seus impactos na qualidade do ar.
O Governo do Estado também trabalha na regulamentação da Política de Manejo Integrado do Fogo (MIF), que tem como objetivo regulamentar o uso preventivo do fogo em Goiás, com foco inicial nas unidades de conservação (UCs). Na linha de frente, estão sendo ampliadas as contratações de brigadas destinadas ao combate ao fogo nas UCs, além da criação de planos operativos de prevenção e combate aos incêndios florestais.
O Governo de Goiás lançou ainda o aplicativo Monitor de Queimadas, ferramenta essencial para que a população possa denunciar focos de incêndio. O objetivo é otimizar a resposta das equipes de combate, que recebem as coordenadas geográficas em tempo real, garantindo uma ação rápida e precisa.
Cooperação
O Gabinete de Ações Integradas é composto por uma ampla rede de órgãos públicos e instituições que, sob coordenação da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, trabalham em conjunto para monitorar, prevenir e combater os incêndios. Participam da iniciativa, além das forças de segurança e bombeiros, entidades como a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), a Saneago, a Polícia Penal e a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom).
Saiba mais
Caiado cobra ações efetivas do governo federal no combate às queimadas no país
Contra incêndios, Bombeiros reforçam efetivo e convocam especialistas em desastres
O post Goiás intensifica ações de combate aos incêndios com integração de órgãos e entidades apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.