O plantio da 6ª edição do Programa Virada Ambiental está chegando. Neste ano, o evento será realizado no dia 19 de novembro, às 09 horas, na sede administrativa da Emater Goiás, em Goiânia.
Idealizado em 2019 pela Universidade Federal de Goiás (UFG), o projeto chama atenção da população goiana para a necessidade de preservação dos recursos naturais. A ação marca o início do plantio de mudas em todo o estado, que está programado para o período de 20 a 26 de novembro.
O presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia, reforça a importância da parceria para a preservação do cerrado goiano.
“Por meio da Virada Ambiental, há 6 anos estamos transformando Goiás em um exemplo de sustentabilidade e compromisso com o meio ambiente. Atuando juntos, estamos garantindo resultados importantes na preservação, por isso a Emater Goiás está honrada em receber esse plantio simbólico”, afirma.
Em cinco edições, o programa já alcançou 80% dos municípios goianos e já distribuiu mais de dois milhões de mudas nativas do cerrado em cinco edições. Além da participação de 200 municípios goianos, a Virada Ambiental esteve presente em 17 estados e no Distrito Federal. Além de garantir aos municípios maior participação no ICMS Ecológico, toda a comunidade ganha com a preservação e a recuperação ambiental.
Além do plantio, o Programa Virada Ambiental realiza palestras educativas e capacitações dos gestores públicos para garantir os melhores resultados com as ações. Para participar do evento de plantio da Virada Ambiental 2024, que acontecerá na Emater, inscreva-se clicando aqui.
O professor Emiliano Godoi da UFG e idealizador da Virada Ambiental pontua a relevância do projeto na mudança de pensamento da população.
“Essa contextualização com as mudanças climáticas cada vez mais evidencia o papel da virada ambiental. O plantio das árvores é apenas um simbolismo, porque o que nós precisamos mesmo é de uma virada de costumes, pensamentos e atitudes”, aponta o professor.
“Precisamos incorporar o cuidado com o meio ambiente nos nossos atos diários e nas políticas públicas, entendendo nossa responsabilidade”, explica.
Virada Ambiental
O projeto Virada Ambiental, coordenado pela UFG, já plantou mais de 4 milhões de mudas em 17 estados brasileiros e no Distrito Federal, além de alcançar países como Chile, Portugal e Espanha. A adesão é gratuita. Além do preenchimento do termo de inscrição, a única exigência é a de que a prefeitura se comprometa a registrar cada ação de plantio no aplicativo Plante Go, disponível para Android e iOS.
A primeira edição do projeto foi em 2019, em 140 municípios goianos. Anualmente, a ação tem início com solenidade pública na Semana do Meio Ambiente, que acontece no mês de junho, e alcança o “Dia D” no fim de novembro, com o plantio simultâneo de mudas nos municípios participantes.
Além da Emater Goiás, o evento contará com a presença de membros:
da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa,
representantes Federação Goiana dos Municípios (FGM),
Agência Goiana dos Municípios (AGM),
Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-GO),
Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-GO),
Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO),
Receita Federal,
Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma)
e da UFG.
Saiba mais
Emater abre novo formulário para viveiristas interessados em hastes de pequi
Jabuticaba: Pesquisa da Emater busca identificar espécies, em Hidrolândia
Fomento Rural aprimora negócios de produtores assistidos pela Emater Goiás
O post Emater realiza plantio simbólico da Virada Ambiental 2024 apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.