Por meio do programa Ativa, do Ministério da Saúde com a empresa Coloplast, o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu, fechou uma parceria sem custos para a distribuição de bolsas de colostomia aos seus pacientes.
A parceria também beneficia a unidade com a orientação do enfermeiro especializado em relação aos cuidados que o paciente precisa ter fora do âmbito hospitalar para prevenir complicações.
Para isso, o HCN contratou um dos únicos enfermeiros com especialidade em estomaterapia do estado. Murillo Pereira de Oliveira Sousa, membro da Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST), é enfermeiro estomaterapeuta da Educação Permanente do HCN, com foco em feridas e estomias.
Estomaterapia
A estomaterapia é uma especialidade da enfermagem voltada à assistência de pessoas com estomias, fístulas, tubos, cateteres, drenos, feridas agudas ou crônicas e incontinências. É também a única especialidade em tratamento de feridas no Brasil que possui reconhecimento internacional, vinculada ao WCET (Sociedade Mundial de Estomaterapia).
Os profissionais dessa área atuam tanto na prevenção, quanto no tratamento e na reabilitação, contribuindo para a qualidade de vida, autoestima e saúde de maneira integral.
“A importância de ter um profissional estomaterapeuta dentro da unidade de saúde se dá pelo fato de a especialidade ser focada no tratamento de lesões e no cuidado dos pacientes estomizados, além de possuir uma visão educacional voltada ao treinamento de equipes para melhor atender e cuidar dos pacientes”, afirma Murillo Pereira.
O enfermeiro estomaterapeuta busca amenizar os impactos do diagnóstico e do tratamento de maneira humanizada. Ele oferece mais conhecimento ao paciente e familiares, apresenta equipamentos e informa sobre os materiais que poderão ser utilizados durante o processo para minimizar complicações.
Além disso, é o profissional que capacita o paciente ao autocuidado e retomada das atividades cotidianas.
É importante ressaltar que o estomaterapeuta trabalha em conjunto com uma equipe multidisciplinar, composta por diversos profissionais, como médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros.
“Meu trabalho, além de enfermeiro estomaterapeuta, é realizar a educação permanente de todos os colaboradores, treinando toda a equipe da unidade para ter condições técnico-científicas para conduzir da melhor forma possível a prevenção e o tratamento de todos os tipos de lesões e feridas em pacientes”, completa o enfermeiro.
Distribuição de bolsas de colostomia
Com a aplicação de treinamentos de capacitação dos colaboradores, as famílias dos pacientes já poderão sair do hospital orientadas sobre o uso e troca dos dispositivos e sobre os cuidados com o ferimento.
Além disso, os pacientes receberão um kit com bolsas de colostomia para usar durante 30 dias. Eles serão orientados sobre qual polo de distribuição mais próximo de seus municípios, para que possam retirar suas bolsas mensalmente.
“A parceria para distribuição das bolsas e os treinamentos para capacitação dos colaboradores do hospital são ações voltadas para melhor atendimento à população e garantia de que o paciente terá as bolsas disponíveis para as próximas semanas, desde o momento de sua saída do hospital”, ressalta João Batista da Cunha, diretor assistencial do HCN.
De acordo com o diretor, o plano é que seja implementado um polo de distribuição de bolsas de colostomia em Uruaçu. Isso para facilitar, ainda mais, o trâmite de obtenção das bolsas pelos pacientes do município.
Dessa forma, o acesso à profissionais especializados e aos equipamentos e materiais para cuidado e tratamento do paciente trarão mais benefícios para a população do interior do estado de Goiás.
O post HCN fará distribuição de bolsas de colostomia a pacientes apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.