
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) disponibilizou mapas com informações atualizadas sobre a realidade dos resíduos sólidos em Goiás. Os mapas estão no Sistema de Informações Geográficas Ambientais de Goiás (Siga). Para acessar, clique aqui.
São sete mapas ao todo, dos quais seis foram produzidos a partir de informações coletadas para o Relatório de Monitoramento do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (Pers). Esse monitoramento foi concluído em agosto de 2024, com a proposta de comparar dados atuais com os de 2017, quando o Pers foi publicado. Os mapas oferecem um recurso visual a mais para se fazer essa comparação.
O sétimo e último mapa está sendo construído à medida que o programa Lixão Zero avança. Ele mostra quais municípios estão em fase de regularização e quais ainda não procuraram a Semad para dar início ao processo.
O Lixão Zero foi elaborado pelo Governo de Goiás com o objetivo de ajudar os municípios a encerrar os seus lixões e fazer o descarte ambientalmente adequado de resíduos. Segundo o último relatório do programa, publicado em dezembro, 79,3% dos municípios de Goiás já estão regulares ou em fase de regularização.
Mapa de resíduos sólidos em Goiás
O sistema que hospeda os mapas é o Siga, criado pela equipe de tecnologia da própria Semad. Ele é uma infraestrutura de dados espaciais que permite o gerenciamento, armazenamento e distribuição de dados ambientais e de infraestrutura.
Além de servir como importante hub de informações no fluxo de trabalho da fiscalização ambiental remota e combate ao desmatamento ilegal, também é fundamental no dia a dia de trabalho do público externo, que precisa de informações para realizar seus trabalhos, além de dar transparência aos dados da Semad, como os de infrações, embargos e licenças.
O perfil de usuários do SIGA se divide em usuários internos da Semad, prefeituras, secretarias de meio ambiente, ministério público, IBGE, Ibama, Mapbiomas, ICMBio e muitas outras instituições que sabem da importância dos dados disponibilizadas pelo Siga-GO.
Legenda: mapas mostram dados importantes para entender realidade do Estado
Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
O post Semad disponibiliza mapas atualizados com retrato de resíduos sólidos em Goiás apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.