
O Cine Cultura traz esta semana uma programação recheada de atrações. Na grade, a partir de quinta-feira (20/02), estreiam quatro produções de encher os olhos. Começando por Flow, animação com mais de 50 prêmios internacionais e indicada ao Oscar 2025 nas categorias de melhor filme de animação e melhor filme estrangeiro.
Na sequência, Kasa Branca, de Luciano Vidigal, um dos filmes mais pedidos neste primeiro mês de retorno do Cine Cultura. Outra boa opção é Trilha Sonora Para Um Golpe de Estado, documentário indicado ao Oscar da categoria. Com muito jazz e política, o filme é extremamente criativo, sendo eleito como uma das melhores produções do ano pelo The New York Times e The Hollywood Reporter.
E ainda, completando as estreias, Aqui, novo filme de Robert Zemeckis. Estrelado por Tom Hanks e Robin Wright, trata-se de uma obra ousada do sempre criativo Zemeckis, que realiza este longa inteiramente sob a perspectiva de um único lugar no tempo, acompanhando toda a existência da humanidade a partir do mesmo ângulo.
Na sala seguem em cartaz, também, o documentário Luiz Melodia: No Coração do Brasil, e a sessão de despedida de O Dia Que Te Conheci, gracioso filme de André Novais Oliveira.
Mostra gratuita
Além dos lançamentos comerciais, o Cine Cultura irá realizar duas sessões especiais e gratuitas. A primeira será no dia 22 de fevereiro, às 09 horas, com a Mostra Alvorada – Cinema para Ver e Pensar, composta por curtas-metragens e debates organizada por meio de parceria entre o curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e o curso de Pedagogia do Instituto Federal de Goiás (IFG – Campus Goiânia-Oeste).
A sessão conta com a participação de estudantes do curso de Pedagogia do IFG, que são o público prioritário, e inclui um debate mediado por Dantas, com professoras de diversas instituições.
Serão exibidos os curtas brasileiros:
Cantareira ( Dir. Rodrigo Ribeyro);
Sideral ( Dir. Carlos Segundo);
Chão de Fábrica (Dir. Nina Kopko);
Infantaria (Dir. Laís Santos Araújo), e
Escasso (Dir. Clara Anastácia e Gabriela Gaia Meirelles).
A mostra tem como objetivo integrar a experiência acadêmica dos alunos com o circuito audiovisual e cultural, reafirmando o Cine Cultura como um espaço de formação e diálogo.
Lançamento
Na quinta-feira, (27/02), às 20h, haverá o lançamento do longa-metragem Goiânia Rock City, de Théo Farah, e do curta-metragem Jamming – O Ano Em Que Junior Marvin Morou em Goiânia, de Danilo Camilo. Ambos os filmes serão exibidos em conjunto com sessão única, apresentando um panorama de momentos icônicos da cena musical alternativa de Goiânia.
Pausa na programação
Por fim, a coordenação do Cine Cultura informa que a sala suspenderá a programação no dia 28/02 para uma manutenção preventiva nas poltronas e no carpete. Em seguida, haverá recesso de Carnaval no período de 01 a 04 de março, retornando na quarta-feira, dia 05/03.
O Cine Cultura é uma unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e funciona no prédio do Centro Cultural Marietta Telles, na Praça Cívica, com sessões diárias. O valor do ingresso é R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), com pagamento em dinheiro ou via PIX. Às segundas-feiras, todos pagam meia.
Sinopses
Kasa Branca (2025, Brasil, 16 anos, 95 min, dir: Luciano Vidigal)
Dé é um adolescente negro da periferia da Chatuba, Rio de Janeiro, que recebe a notícia de que sua avó, Almerinda, está na fase terminal da doença de Alzheimer. Ele tem a ajuda de seus dois melhores amigos, Adrianim e Martins, para enfrentar o mundo e aproveitar os últimos dias de vida com ela.
Luiz Melodia: No Coração do Brasil (2025, Brasil, 12 anos, 75 min, dir: Alessandra Dorgan)
Narrado todo em primeira pessoa, o documentário busca dar voz ao artista, que ao abraçar sua liberdade musical e originalidade, desafiou muitas normas no mercado fonográfico e cultural brasileiro. Esculpido com materiais raros e inéditos de arquivo, reflete a importância cultural de seu legado e da cena musical ao qual contribuiu ativamente a partir dos anos 1970.
Flow (2025, Letônia/Bélgica/França, Livre, 85 min, dir: Gints Zilbalodis)
Gato é um animal solitário, mas quando seu lar é destruído por uma grande inundação, ele encontra refúgio em um barco habitado por diversas espécies, tendo que se juntar a elas apesar das diferenças.
Trilha Sonora Para Um Golpe de Estado (2025, Bélgica/Holanda/França, 14 anos, 150 min, dir: Johan Grimonprez)
Jazz e descolonização estão entrelaçados nesta montanha-russa histórica, que reescreve o episódio da Guerra Fria que levou os músicos Abbey Lincoln e Max Roach a invadirem o Conselho de Segurança da ONU em protesto contra o assassinato de Patrice Lumumba — político que liderou a independência da República Democrática do Congo.
Aqui (2024, EUA, 12 anos, 104 min, dir: Robert Zemeckis)
Ambientado em um único quarto e estrelado por Tom Hanks e Robin Wright, Aqui acompanha diversas famílias ao longo de gerações, todas conectadas por este espaço que um dia chamaram de lar.
O Dia Que Te Conheci (2024, Brasil, 12 anos, 71 min, dir: André Novais Oliveira)
Todo dia Zeca tenta levantar cedinho para pegar o ônibus e chegar, uma hora e meia depois, na escola da cidade vizinha, onde trabalha como bibliotecário. Acordar cedo anda cada vez mais difícil. Há algo que o impede de manter esse cotidiano. Um dia Zeca conhece Luisa.
Goiânia Rock City (2025, Brasil/Goiás, 14 anos, 102 min, dir: Théo Farah)
O documentário Goiânia Rock City mergulha na vibrante cena musical de Goiânia desde o início dos anos 2000, explorando a evolução do rock na capital goiana. Através de entrevistas com figuras icônicas da cena de música independente, o filme retrata o surgimento das bandas mais importantes da época, dos espaços culturais, dos festivais e selos musicais que ajudaram na consolidação da cena rock local.
Jamming – O Ano Que Junior Marvin Morou em Goiânia (2025, Brasil/Goiás, 14 anos, 26 min, dir: Danilo Camilo)
O documentário resgata a inusitada relação entre Goiânia e o guitarrista de Bob Marley. No fim da década de 1990, Marvin elegeu a capital de Goiás para morar e formar uma banda de reggae. Essa história surpreendente é o tema do filme, que combina imagens raras de shows e bastidores da época, com entrevistas, revelando o profundo impacto da vivência do lendário músico jamaicano no panorama cultural da cidade.
Programação de 20 a 27/02:
Dia 20/02
14h – Flow (Livre)
16h – Kasa Branca (16 anos)
18h – Luiz Melodia: No Coração do Brasil (12 anos)
19h30 – Trilha Sonora Para Um Golpe de Estado (14 anos)
Dia 21/02
14h – Kasa Branca (16 anos)
16h10 – Flow (Livre)
18h – Trilha Sonora Para Um Golpe de Estado (14 anos)
20h50 – O Dia Que Te Conheci (12 anos) – última sessão!
Dia 22/02
09h – Mostra Alvorada: curtas e debate (livre)
13h40 – Aqui (12 anos)
15h50 – Flow (Livre)
17h30 – Trilha Sonora Para Um Golpe de Estado (14 anos)
20h20 – Kasa Branca (16 anos)
Dia 23/02
13h40 – Aqui (12 anos)
15h50 – Flow (Livre)
17h30 – Trilha Sonora Para Um Golpe de Estado (14 anos)
20h20 – Kasa Branca (16 anos)
Dia 24/02
13h45 – Flow (Livre)
15h30 – Trilha Sonora Para Um Golpe de Estado (14 anos)
18h20 – Aqui (12 anos)
20h30 – Kasa Branca (16 anos)
Dias 25 e 26/02
14h30 – Luiz Melodia: No Coração do Brasil (12 anos)
16h15 – Kasa Branca (16 anos)
18h30 – Flow (Livre)
20h15 – Aqui (12 anos)
Dia 27/02
13h45 – Flow (Livre)
15h30 – Trilha Sonora Para Um Golpe de Estado (14 anos)
18h20 – Luiz Melodia: No Coração do Brasil (12 anos)
20h – Lançamento: curta Jamming – O Ano Em Que Junior Marvin Morou em Goiânia (14 anos) + documentário Goiânia Rock City (14 anos)
Saiba mais
Circuito Folia Goiás promete pré-carnaval histórico na capital
Cine Cultura tem novo site com mais informações
Sessão especial marca reinauguração do Cine Cultura
Orquestra Sinfônica Jovem abre a temporada de concertos 2025
O post Cine Cultura traz quatro produções premiadas nesta semana apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.