
A Escola do Futuro de Goiás (EFG) em Artes Basileu França garantiu a maior delegação brasileira no Youth America Grand Prix (YAGP), considerada a mais importante competição internacional de ballet juvenil do mundo.
A unidade pública estadual de ensino profissionalizante enviará 12 bailarinos para Tampa (EUA), que vão disputar os prêmios contra centenas de jovens bailarinos de diversos países de 21 a 27 de abril.
Desde 2005, estudantes da EFG Basileu França já conquistaram 20 prêmios no YAGP, garantindo bolsas e contratos em importantes escolas e em companhias de dança do exterior. Somente em 2024, a delegação goiana voltou da competição com cinco prêmios, recebendo as melhores avaliações por suas performances e execução técnica de coreografias do gênero clássico e contemporâneo.
Neste ano, dos 30 bailarinos selecionados na Final Brasil, 12 são estudantes da unidade.
Esse resultado é reflexo dos investimentos do governo estadual e do trabalho desenvolvido pela equipe docente e técnica da EFG em Artes Basileu França, como ressalta o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.
“Somos referência nacional e internacional em balé. Nossos estudantes já ganharam mais de 30 prêmios internacionais, nas principais competições do mundo, desde 2023. Isso mostra o compromisso do governo com o incentivo à internacionalização do ensino profissionalizante”, afirma.
Para a diretora artística de Dança da EFG Basileu França, Simone Malta, a unidade ter garantido a maior delegação brasileira não é surpresa.
“Esse resultado vem sendo construído há anos, com muita dedicação, suor e trabalho intensivo juntamente com os estudantes. Nos preocupamos com cada detalhe, inclusive com o bem-estar de nossos artistas. É por isso que somos reconhecidos nacional e internacionalmente pela qualidade na formação técnica e integral de nossos estudantes”.
Bailarinos selecionados do Basileu França
Na seletiva brasileira para a edição do YAGP 2025, muitos estudantes além de serem escolhidos, também alcançaram posições de destaque. Nas categorias Feminino Pre-competitive e Senior, as bailarinas, Yasmin de Souza e Martina Sanches, conquistaram o primeiro lugar. Ainda na categoria Senior, a estudante Yasmim Moreira chegou ao segundo lugar.
Destacaram-se também as bailarinas Bruna Magalhães e Valetina Toscani, que alcançaram o terceiro lugar no Feminino Junior e Senior, respectivamente. O primeiro lugar do pódio também foi ocupado pelo dual Martina Sanches e Marcus Rufino, que participarão com a peça Coppélia na categoria Pas de Deux Junior.
O Basileu França ainda será representado na competição por mais seis bailarinos que integram o corpo de baile. Na disputa da Pré-competitive se apresentam Nicolas Livrais e Samuel Almeida. Na categoria Junior, Isabela subirá aos palcos para avaliação dos jurados. E na categoria Senior, vão disputar os estudantes Davi Borges, Sofia Montrezoro e Matheus Perfeito.
YAGP
Criado em 1999, o YAGP tem como objetivo descobrir, promover e apoiar novos talentos, oferecendo oportunidades para que jovens promissores desenvolvam suas carreiras no cenário da dança profissional. A competição anual, além de premiar os bailarinos de destaque, oferece a eles a oportunidade de alcançarem bolsas de estudos nas principais escolas de ballet e contratos com companhias de dança internacionalmente renomadas. Além da competição, o YAGP oferece workshops, masterclasses e palestras educativas, proporcionando aos bailarinos uma experiência enriquecedora tanto no palco quanto fora dele.
A EFG em Artes Basileu França é uma unidade pública de ensino profissionalizante ligada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e, desde 2021, é gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Saiba mais
Alunos do Basileu França participam de festival nacional de teatro em Fortaleza
Basileu França garante vagas nos principais festivais de balé do mundo
Basileu França tem 45 bailarinos na final brasileira do Youth America Grand Prix
O post Basileu França leva a maior delegação brasileira para competição de balé nos EUA apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.