A Diretoria-Geral de Administração Penitenciário (Dgap) inaugurou nesta quarta-feira (21), a reestruturação de instalações da Penitenciária Coronel Odenir Guimarães (POG). Entre as modificações, novos alojamento feminino, refeitório e almoxarifado.
Também foi reformado o alojamento masculino, a biblioteca e o portão de acesso da POG, no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. Foram investidos R$ 186 mil na melhoria dos ambientes.
Reforma
As novas obras tiveram duração de cinco meses. Foi utilizado o trabalho de 20 presos nas construções, todos remunerados pelo Estado e com remição de pena pelo trabalho, de acordo com a Lei de Execução Penal (LEP).
A reforma e ampliação das estruturas da POG garantem mais segurança e dignidade aos servidores penitenciários e a população privada de liberdade, esta última com relação à reforma da biblioteca. Lembrando que, em 2021 e 2022, os dois blocos que abrigam os custodiados da POG foram completamente reformados.
A parceria com a Dgap para a conclusão das obras envolveu o Ministério Público do Trabalho, o Conselho Comunitário de Segurança de Aparecida de Goiânia e a Associação dos Policiais Penais do Estado de Goiás (Asppego).
“A conclusão é extremamente importante. Um sonho antigo que, por meio das parcerias, conseguimos realizar”, afirmou o diretor da POG, Erivaldo Alves. Ele aproveitou para homenagear três servidores que estiveram diretamente ligados ao andamento das obras.
O post Inaugurada reforma na Penitenciária Odenir Guimarães apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.