O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) inicia 2024 com a notícia da aprovação de três novas áreas de residência multiprofissional, sendo ofertadas ao todo seis vagas nas residências de odontologia, nutrição e farmácia. A aprovação foi realizada pela comissão nacional de residência multiprofissional.
As novas residências têm previsão de início em março do próximo ano e duração de 24 meses, com carga horária de 60 horas semanais. Os programas são organizados de forma a possuírem 80% da carga horária pautada em atividades práticas e 20% de atividades teórico-práticas.
O Crer faz parte das 168 instituições credenciadas nos Programas de Residência Multiprofissional e em Área profissional de Saúde pelo país. A instituição garantiu o certificado como Hospital de Ensino pelos Ministérios da Saúde e da Educação desde agosto de 2014, conforme portaria n°1.687.
Residência multiprofissional
Pautado na construção de uma assistência em saúde chancelada pelo conhecimento científico, a unidade tem como missão reabilitar e readaptar a pessoa com deficiência, promovendo a excelência na experiência do usuário do Sistema Único de Saúde – SUS, fundamentando-se no ensino e na pesquisa.
Cristiane Soto Machado, supervisora de Ensino e Pesquisa do Crer, destacou que os programas de residência no Crer desenvolvem profissionais especializados em diversas áreas para a atuação em saúde.
“Na residência multiprofissional do Crer é possível ter uma visão abrangente e integrada da sua área de interesse dentro de um centro de referência em Reabilitação e Readaptação. Na residência se tem acesso a uma prática intensa, por meio do aprofundamento de habilidades, estudos e pesquisas”, afirma a supervisora.
O Diretor Geral da instituição, Dr. Válney Luiz da Rocha, ressaltou a trajetória da unidade, que com mais de duas décadas de atuação se consolidou como uma instituição comprometida com a formação e qualificação dos profissionais da saúde, além de sua expressiva atuação na produção do saber científico.
“Para o hospital a residência é de suma importância, capacita futuros profissionais especialista no atendimento da pessoa com deficiência, e o desenvolvimento de pesquisas permite que a atendimento seja cada vez mais baseado em evidências científicas atualizadas”
Conheça o Programa
Incentivando o Ensino e a Pesquisa, o Crer é referência na qualificação de profissionais de diversas áreas da saúde e tem o compromisso em contribuir com a formação e especialização de novos profissionais, tendo ao longo de sua história formado 66 especialistas no programa de residência multiprofissional.
Inserida no Serviço de Ensino e Pesquisa, a Comissão de Residência Multiprofissional – Coremu. Atualmente é composta por uma coordenação, vice coordenação, tutores e preceptores, e é formada por profissionais da Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Terapia Ocupacional, áreas de atuações ofertadas na Residência Multiprofissional com a Área de Concentração em Saúde Funcional e Reabilitação.
As Coremus das unidades da SES/GO geridas pela Agir contam com o apoio das Supervisão de Ensino e Pesquisa locais e com a assessoria do Ensino Agir para o desenvolvimento de ações de melhoria contínua dos Programas de Residência Multiprofissional oferecidos nos hospitais, tais como capacitação de preceptores e interação entre coordenadores e tutores das Coremus das unidades geridas pela Agir, proporcionando uma rica troca de experiências e desenvolvimento de soluções coletivas para o fortalecimento dos programas.
Saiba mais
Implante Coclear do Crer beneficia deficientes auditivos em Goiás
O post MEC aprova novas áreas de residência multiprofissional do Crer apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.